7 de julho de 2012
O 'bonzinho' - Max Gehringer
Nas empresas, há três tipos de funcionários: o ruim, o bom e o
bonzinho. Dia mais, dia menos, o ruim vai para fora e o bom vai para cima. Mas o
bonzinho continua sempre no mesmo lugar.
Apesar de sersimpático e competente,
de ser apreciado pela chefia e estimado pelos colegas, suacarreira não
deslancha. E o bonzinho não consegue entender o que há de errado com ele. O que
há de errado é que o bonzinho não tem aquilo que as empresas chamam de “o
perfil”.
Ele não é agressivo. Não mostra espírito de liderança. Não faz a
diferença. Então, para quem está meio em dúvida se é bom ou é bonzinho,
aqui vão as cinco características do bonzinho.
Primeira: o bonzinho é
ouvinte. Numa reunião, evita dar palpite. E está sempre fazendo aquele gesto de
positivo com acabeça.
Segunda: O bonzinho concorda com tudo. Principalmente com
aquilo quenão concorda. Sempre acha que é melhor não arrumar confusão e
conversar depois, com mais calma.
Terceira: o bonzinho não desafia ninguém. Não gosta de discórdia. Para ele, o empate é sempre um ótimo resultado.
Quarta: o bonzinho
nuncadesabafa. Mesmo quando está uma arara, ele continua com aquela expressão
demanequim de loja de shopping.
Quinta: o bonzinho detesta aparecer. Se surgir
umadaquelas raras oportunidades de matar um dragão e virar o herói da empresa,
o bonzinho prefere sentar e ficar esperando o dragão morrer de velho.
No fundo,
o bonzinho é o funcionário que todo mundo quer ter como colega. Ele não faz
intriga, não puxa o tapete de ninguém e está sempre disposto a ajudar quem
precisa de ajuda. Por isso mesmo, chefes e colegas preferem que ele continue
onde está, contribuindo positivamente para o ambiente de trabalho.
Na verdade, o
bonzinho está sendo vítima do egoísmo geral e todo mundo lhe daria inteira
razão se ele reclamasse. E ele só não reclama porque é bonzinho.
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