7 de julho de 2012

Sinta-se abraçado!


O 'bonzinho' - Max Gehringer

Nas empresas, há três tipos de funcionários: o ruim, o bom e o bonzinho. Dia mais, dia menos, o ruim vai para fora e o bom vai para cima. Mas o bonzinho continua sempre no mesmo lugar. 

Apesar de sersimpático e competente, de ser apreciado pela chefia e estimado pelos colegas, suacarreira não deslancha. E o bonzinho não consegue entender o que há de errado com ele. O que há de errado é que o bonzinho não tem aquilo que as empresas chamam de “o perfil”

Ele não é agressivo. Não mostra espírito de liderança. Não faz a diferença. Então, para quem está meio em dúvida se é bom ou é bonzinho, aqui vão as cinco características do bonzinho. 

Primeira: o bonzinho é ouvinte. Numa reunião, evita dar palpite. E está sempre fazendo aquele gesto de positivo com acabeça. 

Segunda: O bonzinho concorda com tudo. Principalmente com aquilo quenão concorda. Sempre acha que é melhor não arrumar confusão e conversar depois, com mais calma.


Terceira: o bonzinho não desafia ninguém. Não gosta de discórdia. Para ele, o empate é sempre um ótimo resultado. 

Quarta: o bonzinho nuncadesabafa. Mesmo quando está uma arara, ele continua com aquela expressão demanequim de loja de shopping. 

Quinta: o bonzinho detesta aparecer. Se surgir umadaquelas raras oportunidades de matar um dragão e virar o herói da empresa, o bonzinho prefere sentar e ficar esperando o dragão morrer de velho. 

No fundo, o bonzinho é o funcionário que todo mundo quer ter como colega. Ele não faz intriga, não puxa o tapete de ninguém e está sempre disposto a ajudar quem precisa de ajuda. Por isso mesmo, chefes e colegas preferem que ele continue onde está, contribuindo positivamente para o ambiente de trabalho. 

Na verdade, o bonzinho está sendo vítima do egoísmo geral e todo mundo lhe daria inteira razão se ele reclamasse. E ele só não reclama porque é bonzinho.

Este é o segredo