9 de julho de 2012

Entre dois mundos


Taí um exemplo a ser seguido!

Já pensou se alguém faz o mesmo por João Pessoa???

Mesmo suja e caótica, São Paulo recebe declarações de amor

Ela é feia, suja e caótica, mas é principalmente por seus defeitos que se torna inspiradora. Apesar daqueles que só gostam de falar mal da cidade, há quem prefira demonstrar seu amor por ela.
Alguns deles, que já fizeram intervenções pela capital, estarão na mostra que será aberta nesta segunda-feira (9) no MIS (Museu da Imagem e do Som), na segunda edição do evento Conexão Cultural São Paulo. A exposição "Mais Amor em SP" reúne trabalhos de 20 pessoas de todo o país.
sãopaulo selecionou alguns desses "ativistas" e perguntou a eles por que, apesar dos problemas, dedicam tempo, traba-lho e dinheiro à cidade. O que é amar São Paulo?

Ygor Marotta (foto), criador da faixa Mais Amor Por Favor, mostra faixa em muro da avenida Pompeia

...compartilhar
Pela segunda vez neste ano, as amigas Ana Luiza Pereira, 29, e Rafaela Ranzani, 30, foram às ruas perguntar o que as pessoas amam em São Paulo. As respostas, escritas em cartões postais, ficarão expostas no MIS até 22/7. "Amar São Paulo é descobrir e compartilhar segredos sobre a cidade", diz Rafaela.


...cobrar
Em 2007, o empresário Oded Grajew, 68, fundou a Rede Nossa São Paulo para propor e cobrar ações da gestão pública, como um plano de metas sustentáveis. "Uma pesquisa nossa diz que 56% das pessoas mudariam de cidade se pudessem. Eu faço esse trabalho porque quero continuar aqui."


...doar
A estudante Drika Coelho, 26, é uma das pessoas que colaboram com as ações do BaixoCentro, grupo que organiza desde 2011 ações para promover a região. Em junho, tirou R$ 50 do bolso para uma festa junina no Minhocão. "É importante transformar o espaço público e fazer disso a extensão de casa."


...se declarar
"A gente vive num caos e o mínimo de amor, carinho, respeito e educação é primordial para vivermos em sociedade. São coisas simples, mas esquecidas", afirma o designer Ygor Marotta, 26, ao explicar por que espalha pela capital lambe-lambes com a frase "Mais Amor, Por Favor".


...colorir
Depois de dez anos deixando frases pela cidade, o grafiteiro Mundano, 26, conseguiu R$ 63 mil em doações pela internet para colorir carroças de catadores de materiais recicláveis. "A cidade é feia e cinza e faço isso para tentar arrancar sorrisos", diz.


...abrir o coração
Em março deste ano, quatro amigos reuniram 20 pessoas e colocaram corações de isopor em mais de 60 estátuas para chamar a atenção ao que estava esquecido. "Estamos viciados em falar mal daqui. É preciso mudar de atitude", diz a publicitária Tatiana Weberman, 37, do grupo "Aqui Bate um Coração".


...rememorar
Desde 2009, o jornalista Douglas Nascimento, 37, e a historiadora Glaucia Garcia, 31, mantêm o site www.saopauloantiga.com.br, que resgata a história de prédios históricos e bandonados da cidade. "Descobrir uma coisa nova todos os dias me faz amar cada vez mais São Paulo", diz Douglas.


...inspirar
Felipe Morozini, 37, já pintou flores com cal no Minhocão e fotografa a cidade em seus trabalhos. Uma de suas séries mostra seus amigos misturados à vista urbana e à sombra do artista por um vidro. "É inspirar a rotina. Você gosta mais daqui quando vê alguém fazendo algo pela cidade."